segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Caminho das Indias

Nunca fui de assistir novelas, mas essa nova que começou na Rede Globo me chamou a atenção, então resolvi perder 1 hora do meu tempo pra ver do que se tratava a novela.
Como todo novela existem as tramoias, os que enganam e os que são enganados durante toda a novela e só ficam espertos no final.
Porém o que me chamou a atenção foi esse problema serissimo das castas que por lei ja não mais existem desde 1940.
Na novela vemos alguns Brâmanes que fazem parte da "casta" dos religiosos, fifosofos, sacerdotes, são eles os encarregados de realizar sacrificios e rituais sagrados.
Estão no topo da piramide, pois acham que nasceram da boca do deus Brahma que é considerado o criador do universo.
Depois temos os Xatrias, é a segunda "casta" de maior prestígio era a dos guerreiros, que reunia pessoas com atribuições judiciárias, policiais e militares. A casta incluía ainda reis, nobres, autoridades civis, senhores feudais e responsáveis pelo poder político e militar. Segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido do braço direito do deus Brahma
A seguir os Vaixás que são os comerciantes, agricultores, criadores de gado, artesãos camponeses e mercadores. Esses teriam nascido das coxas do deus Brahma.
Agora vamos aos Sudras, estes fazem parte da "casta" inferior, então são empregados braçais, empregados domesticos, enfim são eles que cuidam dos senhores das castas acima.
Eles teriam nascidos dos pés de Brahma.
Chegamos aos Parias ou Dalits, esses são discriminados, são intocaveis, devem fazer trabalhos que nenhum outro indiano pode fazer, limpadores fossas sanitarias, coveiros, cortumes e outras tarefas que esteja ligada a sujeira. Não podem entrar nos templos, não podem frequentar escolas, são obrigados a se vestir com trapos tirados dos cadaveres. Não são considerados humanos, as mulheres dalits podem ser estupradas e depois queimadas. Tudo isso em nome da religião.
Porque esses intocaveis não nasceram do deus Brahma, eles nasceram da terra onde o deus pisava,
Ainda hoje isso é a realidade na India, as autoridades fecham os olhos para esse crime. Porque as "castas" superiores assim querem que seja e que continue.
O Rio Ganges que não passa de um poço de cadaveres, dejetos de animais, de cheiro insuportavel, de uma sujeira indescritivel é considerado sagrado, onde os seres das "castas" superiores vão se banhar para se purificar, e fazer oferendas aos deuses hindus. Com certeza saem de lá mais sujos e impuros que os dalits.
A India é o segundo maior país em população, possui 1630 dialetos, 200 seitas e 240 mil deuses.
83% da India são hinduistas, principais divindades Brahma Siva e Vishnu.
Creem na imortalidade e na reencarnação, segundo o karma, ou seja o caminho rumo a perfeição, o individuo passa por obstaculos atravez de sofrimentos.
O gado bovino é sagrado para os hindus.
Taxa de mortalidade infantil.....pasmem - 10%. Expectativa de vida 55 anos.
Isso é um pouquinho da India, existem relatos de atrocidades praticadas contra os dalits, que em qualquer lugar do mundo seria considerado crime hediondo. Mas na India faz parte do cotidiano.
Tudo isso em nome de um deus. A que ponto o ser humano pode descer por uma religião?
É lamentavel que as autoridades da India fechem os olhos para esses crimes. Pois aqueles que poderiam ajudar essas pobres criaturas fazem parte de alguma das "castas" acima.
Quando da Tsunami em 2004 que atingiu parte da India, e o mundo todo se movimentou enviando roupas, alimentos e medicamentos, o governo distribuiu entre os "seres humanos", os dalits não receberam NADA, morreram de fome, sede e por falta de cuidados médicos.
Me perdoem por este longo post, mas quando passei a pesquizar na Net, me senti na obrigação de falar alguma coisa, ja que nada posso fazer para mudar a mentalidade desse povo.
Meu coração está muito triste

3 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

As religiões e o cristianismo do ocidente é um grande exemplo é o argumento que justifica as maiores barbaridades do homem contra o homem. Criados então a partir do deus ou a sua imagem e semelhança, isso que nos torna capazes de matar,torturar, excluir, explorar, o deus em nós ?

Sergio Roberto MAO disse...

Haribaba !!

Phaty disse...

Namastê.