terça-feira, 21 de abril de 2009

Jaca























A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais. É rica também em Cálcio, Fósforo e Ferro e vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina).
Os minerais como Cálcio e o Fósforo tem como principais funções a formação dos ossos e dentes, promover o crescimento normal a, é responsável também pela transmissão dos impulsos nervosos.
O Ferro participa da formação do sangue. As vitaminas do Complexo B são essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.
A maior qualidade medicinal desta fruta saborosa é a de combater a tosse de qualquer natureza. Seus caroços agem contra a prisão de ventre. E o leite da jaca é empregado nos casos de irritação dos olhos em geral.
Seu período de safra é de janeiro a junho.
O fruto chega a pesar até 15 Kg. Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geléias caseiras. As sementes, sem pele e cozidas também podem ser consumidas como tira-gosto. O bagaço da fruta é utilizado na preparação de sucos, geléia e doces.
Doce de jaca
1/2 jaca pequena
2 colheres (sopa) de açucar ou adoçante pra forno e fogão.
2colheres (sopa) de suco de limão
parta a jaca ao meio, retire os gomos com um garfo, elimine os caroços e coloque numa panela. Junte o açucar, o suco de limão e 150 ml de água. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 6 minutos, ou até a jaca ficar macia e com uma calda dourada e encorpada. Retire do fogo e deixe gelar.

Um comentário:

netuno artes disse...

que delícia, doce nunca comi, mas deve ser tão bom quanto a fruta, vou provar.
Obrigado vizinha pelas palavras de incentivo, ótimo domingo,
bjs netunianos