quarta-feira, 18 de junho de 2008

CURIOSIDADES

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

Seis dos sete admiráveis monumentos e esculturas da Antiguidade já desapareceram. Só restaram as pirâmides do Egito. Não se sabe sequer o aspecto que os outros tinham, mas é possível imaginá-los a partir das descrições imperfeitas e das reproduções estilizadas em moedas. A primeira lista das maravilhas do mundo teria sido feita pelo poeta grego Antipatro de Sídon, entre os anos 150 a 120 a.C.



.:. Estátua de Zeus Olímpico (Grécia) Foi esculpida por Fídias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. (depois dessa, Fídias não fez mais nenhuma outra obra). Tinha quinze metros de altura e era toda inscrutada de ouro e pedras preciosas. Estava na cidade de Olímpia até que um terremoto a destruiu, possivelmente em 1215. Entre os gregos, considerava-se desafortunado aquele que não tivesse visitado a estátua. O magnífico templo de Zeus foi desenhado pelo arquiteto Libon e foi construído no mesmo período da Estátua. Tendo a Grécia Antiga se tornado muito poderosa, o estilo Dórico simples tornou-se muito mundano.




.:. Templo de Artemis (Turquia) Levou quase duzentos anos para ficar pronto (450 a.C.) na cidade de Éfeso. Tinha 141 metros de comprimento e 73 metros de largura. Suas 127 colunas de mármore atingiam dezenove metros de altura. Depois de ter sido incendiado em 356 por Eróstrato, foi reconstruído (dessa vez, em vinte anos) e destruído novamente em 262 pelos godos.

.:. Colosso de Rodes (Grécia) A gigantesca estátua de Hélio, o deus do sol, tinha 46 metros de altura, era toda de bronze e pesava setenta toneladas. De pernas abertas, ele ficava na entrada do golfo de Rides, uma ilha do mar Egeu. Levou doze anos para ser construída (292 a 280a.C.) e acabou destruída por um terremoto em 224a.C.. os restos foram vendidos a um comerciante que encheu novecentas cargas de camelo.


.:. Mausoléu de Halicarnasso (Turquia) Artemisa II, irmã e esposa do rei Mausolo, mandou construir o maior e mais suntuoso túmulo de todas as épocas. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento de ouro. Trabalharam ali 30 mil homens durante dez anos e a obra ficou pronta em 352 a.C.. No alto da construção de cinqüenta metros, viam-se as estátuas do rei e da rainha. Artemisa morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na turquia. A palavra mausoléu vem de Mausolo.


.:. Farol de Alexandria (Egito) Erguia-se numa das ilhas de Faros, perto de Alexandria e tinha uma torre de mármore branco de 135 metros de altura. Era iluminado pelo fogo de lenha ou carvão. Inaugurado em 270 a.C., o farol foi destruído por um terremoto em 1375. O Farol de Alexandria, no Egito. Feita de marfim branco por Pitolomeu I e Pitolomeu II na ilha de Pharos, sendo cunhada nas moedas da época ficou tão famosa que deu origem ao nome Farol. Esta estrutura media 400 pés de altura, e a sua construção foi necessária devido a difícil navegação na região e a costa pantanosa que se encontrava a Ilha. Diz-se que seu espelho refletivo tinha um alcance de mais de 50km.

.:. Jardins Suspensos da Babilônia (Iraque) Foram construídos por ordem do poderoso Nabucodonosor II, em homenagem a uma de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de suas terra. Os jardins eram seis montanhas artificiais, apoiadas em colunas de 25 a 100 metros de altura, ao sul do rio Eufrates. Ficavam a duzentos metros do palácio real. Conta-se que Nabucodonosor enlouqueceu ao contemplar essa obra. Alguns historiadores, no entanto, atribuem o trabalho à rainha Semíramis. Tudo foi destruído em data desconhecida.

.:. Pirâmides do Egito Das sete maravilhas do mundo antigo, a pirâmide de Quéops é a única sobrevivente. Foi construída por volta de 2052 ac e tem 148 metros de altura. Foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós. Para construção da mesma foram utilizados aproximadamente 2,3 milhões de blocos de pedra, a maioria deles pesando duas toneladas e meia. Empregou-se 100 mil operários durante vinte anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

altamente