quarta-feira, 18 de junho de 2008

CULTURA INUTIL

PORQUE A GELATINA ENDURECE?

A gelatina endurece porque, quando ela é aquecida, age exatamente como a água quando fervida: suas partículas se agitam e se separam.Quando colocamos a mistura na geladeira, ela retorna ao estado anterior, com as partíulas mais unidas. Mas agora ela aprisiona entre suas partículas moléculas da água adicionada, ficando com a consistência de um gel.

Fonte: revista mundo estranho.


QUANTO TEMPO DURA UM SONHO?

Antigamente pensava-se que os sonhos aconteciam em flashs (fração de segundos), hoje sabe-se que eles na verdade ocupam tempo real em nossa mente, ou seja, acontecem na mesma velocidade que imaginamos estar vivenciando-os. Um sonho comum dura de 10 a 40 min. Seu enredo é sempre relacionado com nos nossos medos, preocupações, desejos ou coisas que estão para acontecer. Algumas pessoas imaginam que não sonham, o que não é verdade, elas apenas não se recordam de tê-lo feito. Isso ocorre porque para lembrar de um sonho é preciso acordar no momento em que ele acontece


COBERTORES NÃO AQUECEM NOSSO CORPO

Não há dúvida que você esquenta quando está embaixo de um cobertor, porém o calor é na verdade produzido pelo seu próprio corpo, que precisa manter-se aquecido internamente em 36°. As roupas grossas de inverno e os cobertores apenas impedem que o calor se esvaia, mantendo-o junto ao corpo por mais tempo. Justamente por sermos produtores de calor, e as roupas não, em riscos de hipotermia é aconselhável que as pessoas fiquem abraçadas, pois assim os corpos trocarão calor uns com os outros e não com o ambiente frio.

PORQUE A BARRIGA FAZ BARULHO QUANDO ESTAMOS COM FOME?

Sempre que o estômago prepara-se para receber alimento as paredes do abdome funcionam como um amplificador, contraindo-se. Este processo costuma acontecer nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. Às vezes o barulho é tão forte que parece existir um monstro na barriga do "faminto".

COMO FOI FEITO O PRIMEIRO LIVRO?

primeiro livro de que se tem notícia é “Diamond Sutra”, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel. (Fonte:http://biblioteconomia.objectis.net)

Nenhum comentário: