sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Bacalhoada alternativa



Acabou o carnaval, e começamos a quaresma. Há muitas pessoas que durante a quaresma não comem carnes vermelhas, outras só deixam de comer carnes nas sextas feiras e a maioria só não come carne na sexta feira Santa. Eu particularmente não sou adepta dessas tradições. Independentemente de quaresma, gosto de ter o pescado nas refeições no minimo uma vez por semana. E acostumei a preparar o pescado toda sexta feira. Sem falar dos beneficios que os pescados contém, principalmente os de oceanos.
Embora o Brasil tenha uma grande extensão litoranea, os brasileiros não tem o habito de comerem pescado. Talvez pelo preço elevado. Mas como todos ja sabem brasileiro sempre dá um jeitinho. Que tal dar um jeitinho no bacalhau? Ta caro...muito caro, então vamos substituir o bacalhau e conseguir o mesmo sabor e qualidade.
Então vamos a receitinha.
1 k de batatas cozidas.
4 ovos cozido
2 cebolas grandes em rodelas.
6 tomates em tiras sem sementes.
2 pimentões (aqui usei 1 bem grande) em tiras ou pedaços.
11/5 kilo de merluza. ou outro tipo de pescado que preferir.
Azeite extra virgem
oregano - sal - azeitonas - salsinha picada.
Levar uma panela ao fogo com o azeite, juntar os tomates em seguida os pimentões cortados deixar por alguns minutos e colocar a cebola, sal e oregano. Deixar o pimentão e a cebola al dente.
Lavar o pescado muito bem, cortar em pedaços.
Em uma assadeira ou refratario grande ir colocando camadas: batatas, pescado e o molho. Por ultimo colocar os ovos cozidos cortados em rodelas e as azeitonas, salpicar com a salsinha e levar ao forno coberto com papel aluminio por aproximadamente 20 minutos (tempo para cozinhar o pescado).
Servir com arroz branco.
Vinho branco seco.

Um comentário:

netuno artes disse...

Vizinha passei aqui para jantar com os olhos, rsrsrs, aha se esse blog tivesse aromas !!!!
bjs

ps.: já comi esse falso bacalhau porém usando atum em conservas, tmbm fica ótimo, mas com merluza . . . deve ficar divino