quinta-feira, 2 de abril de 2009

Batata Recheada


A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.
Recente pesquisa baseada no
DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.
Então a batata não pode faltar em casa. Um dia é batata frita, outro é batata cozida e hoje foi batata recheada.
Usei batatas bem grandes, uns batatões portanto uma batatona foi o suficiente para cada menbro da familia.
Vamos a receita.
Uma batata grande por pessoa.
bacon picadinho
2 tomates sem sementes
1 vidro de palmito.
cebola picadinha
azeite
cheiro verde.
sal - usei pouco devido ao sal do bacon.
1 colher de farinha de trigo.
Queijo chedda ou prato.
Coloquei as batatas com cascas cortadas ao meio em água fervente e deixei que cozinhassem por 15 minutos (panela sem pressão).
Com uma colher escavei o meio das batatas (não muito fundo)
Usei a polpa das batatas para juntar ao recheio (opcional).
Em uma frigideira coloquei o azeite, o bacon e a cebola. Dei uma fritada rápida e juntei os tomates, o palmito e os temperos. Deixei refogar por alguns minutos e juntei uma colher de farinha dissolvida em um pouquinho de água. Misturei até tomar consistencia, coloquei o cheiro verde e desliguei o fogo.
Em um refratario untado com manteiga depositei as batatas e fui colocando o recheio (fartamente). Cobri com fatias de queijo, cobri com papel aluminio e levei ao forno por 30 minutos. Tirei o papel aluminio e deixei mais dez minutos para as batatas ficarem douradinhas.

Um comentário:

netuno artes disse...

Seja como for é um prato delicioso, nisso a vizinha tem toda a razão, e a opção recheada ( na minha opinião ) é a mais gostosa, pois pode-se variar diversos tipos de recheio, para gregos ou troianos, rsrsrrs,
bjs