terça-feira, 19 de maio de 2009

Manjar

Um pouquinho da história .
Em meados do século XVI, uma princesa portuguesa, d. Maria, levou de Lisboa a Nápoles a seguinte receita de manjar branco:
“Tomareis o peito de uma galinha preta e pô-lo-eis a cozer sem sal, senão na água, e há-de ser não muito cozida, para que se possam tirar as fêveras inteiras. (...) E para este peito é mister um arretel de arroz (...) e uma camada de leite deitada no tacho, e sete onças de açúcar. E tomareis a galinha e darlhe-eis três machucadas num gral, e deitá-la-eis a farinha de arroz e (...) o sal com que se tempere, muito bem mexido. Então, pô-lo-eis no fogo e (...) a tempo batereis. Quando estiver cozido, deitar-lhe-eis o açúcar e, se não for muito doce, poder-lhe-eis lançar mais; e, como for cozido, tirai o tacho fora e enchei as escudelas e deitai-lhe açúcar pisado por cima”.
A receita faz parte dos quatro cadernos manuscritos que ela levou consigo por ocasião de seu casamento com Alexandre de Farnésio, terceiro duque de Parma, Piacenza e Guastella.
A história do manjar branco é excepcional para entendermos as mudanças na cozinha ocidental. Ainda que esse seja um doce de que nem todos gostam, sua presença nas mesas portuguesas e brasileiras é uma tradição. De uma receita praticamente medieval, como a da princesa portuguesa, o manjar branco se transformou lentamente no doce de coco com calda de ameixa dos dias de hoje.
Para o meu paladar esse manjar seria um tanto excentrico e acredito que não gostaria muito.
Prefiro manjar sem galinha...lol
Para o meu manjar eu usei
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco.
1 lata de leite condensado.
1 xícara (chá) de açúcar
100 gr de coco ralado.
7 colheres de (sopa) de amido de milho ( maizena)
Para a calda:
250 gr de ameixas pretas.
Água e açucar o q b.
Em uma panela coloquei todos os ingredientes e levei ao fogo, depois que levantou a fervura deixei por mais 3 minutos.
Coloquei em uma forma para pudim e levei a geladeira.
Preparei a calda , deixei que esfriasse para colocar sobre o manjar.

6 comentários:

netuno artes disse...

Oi vizinha, uma das minhas sobremesas favoritas, que tal mandar pelo Sedex 10 , rsrsrsrs,
abçs

Dona Sra. Urtigão disse...

Isto É uma delícia. Quando mandar para o Netuno, mande para mim tambem...
Quase penso em trocar meu jardim por uma cozinha...

Anônimo disse...

Olá!
Esta receita é diferente da minha. Mais já gostei dela sem fazê-la.
Se vc não se importar vou pegar a sua receita.
Bjs!!!
Sra. Netuno

Phaty disse...

Ola vizinho, não será necessário enviar por sedex. Acho que logo vai matar a vontade.

Amiga Urtigão, acho que vc deve se sair muito bem na cozinha, mas eu ficaria triste sem ter os jardins para admirar.

Vizinha Srª Netuno, meu maior prazer é compartilhar o poukinho que sei. E fico feliz qdo as pessoas amigas fazem as receitas e gostam.
beijos

Anônimo disse...

Oi, Phaty! Tudo bem com a amiga?
Fiz a sua receita e todos adoraram, inclusive minha filha que não gosta de manjar. Ela só quer que eu faça esse agora.
Bjs!!!!
Márcia

Phaty disse...

Oi Márcia.
Fiquei muito contente por vc ter feito o manjar e ter gostado.
É muito bom quando posto uma receita e as pessoas experimentam e gostam.
Principalmente as filhotas...lol
Tenho uma de 16 anos que é muito enjoadinha pra comida, mas quando faço esse manjar ela come de prato cheio.
beijos