segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PALMITO DE TABOA








Estava eu navegando pela Net e um video do SEBRAE que foi veiculado pela TV Globo me chamou a atenção.
Falavam como a taboa é utilizada hoje em dia para confecção de cestos, esteiras chinelos, etc.
Para tanto se utiiza as folhas da taboa , que depois de secas se prestam para o artesanato.
A paina das flores também servem para encher almofadas.
Portanto a taboa esta sendo usada em seu todo.
Passei aproximadamente 2 horas só pesquisando sobre taboa, e em todos os sites eu encontrava sempre as mesmas informaçãoes.
Então resolvi colocar aqui o que tem de melhor na taboa....o PALMITO.
É um palmitinho muito tenro que pode ser consumido cru ou em recheios e saladas.
Tirei essa foto da Net porque ainda não descobri aqui por perto onde tem taboa para poder fotografar, e se eu descobrir não só vou fotografar como tambem vou recolher um punhado de palmitinhos para prepara-los para um delicioso almoço.
Me causa estranheza que as pessoas do mundo inteiro que moram perto de brejos e alagados e muitas vezes passa fome não tenham conhecimento dessa maravilhosa iguaria.
Existe o ponto certo para se colher o palmito. Na foto acima o palmito ja passou do ponto.
Devemos retirar o palmito quando a flor da taboa estiver ficando amarelo forte, antes de chegar no marrom, esse é o momento certo para a colheita.
É só puxar o talinho onde esta a flor que ele sai suavemente, então tira-se a parte de cima perto da flor e a parte de baixo do talo, pronto encontramos o palmito.
Espero ter ajudado um pouquinho com minha informação, afinal estamos jogando comida da melhor qualidade no lixo.

Nenhum comentário: