sábado, 14 de fevereiro de 2009

Mamão Papaia



A árvore que produz o mamão chama-se mamoeiro. Esta árvore produz o fruto durante o ano todo, porém a safra ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro.
Possui um formato oval e sua casca é lisa. Quando está maduro apresenta-se na cor amarela.
Sua polpa interna é macia de cor alaranjada, sendo que no centro existem muitas sementes.
Quando maduro apresenta um sabor doce e suave.
Existem diversas variedades de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.
Cada 100 gramas de mamão apresenta, em média, 50 calorias.
É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo.
Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.
A origem deste fruto é a região sul do México.
O mamão é muito utilizado na culinária, principalmente em sucos, vitaminas, doces e até mesmo em saladas.
O mamoeiro adapta-se facilmente em solos de regiões de clima tropical.
A enzima papaína do mamão, presente em maior quantidade no fruto maduro, tem propriedades laxativas e calmantes. A pectina ajuda a reduzir o colesterol. O betacaroteno (pró-vitamina A) ajuda a combater doenças da pele, cegueira noturna e queda de cabelo
Pessoas com hipersensibilidade ao látex devem evitar o consumo de mamão. Ele também deve ser evitado por mulheres em período pós-parto, pois pode dificultar a cicatrização de cortes.
Ja ouvi dizer que um mamão papaia pela manhã cura gastrite.

2 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Olá !
Fiquei na duvida quanto a questão da cicatrização dificultada pelo mamão. Sei que sou meio-muito abusada, mas qual a explicação, ou qual a fonte que passou isto?
Abraço!

Phaty disse...

Boa noite amiga.
Peguei essas informações no site da EMBRAPA. Ministerio da agricultura Pecuaria e abastecimento.
Pesquisei tambem sobre esse problema de pessoas com alergia ao latex, que esta se tornando cada vez maior o numero de pessoas com essa alergia.
Encontrei essa explicação abaixo.
Reação cruzada entre alimentos e látex .
A alergia a múltiplos alimentos, principalmente frutas e castanhas, está, também, associada à alergia a produtos de látex de borracha natural. Alérgenos comuns ao látex e frutas têm sido identificados, incluindo banana, abacate, papaia, melão, manga, abacaxi e pêssego, entre outros (BREHLER et ai., 1997). Esta reatividade cruzada com alérgenos de outras plantas é explicada pela presença de epitopos de IgE comuns entre látex e frutas (KURUP & FINK, 2001).
Por outro lado ja li relatos de CURATIVOS COM PAPAIA. que ajudam a cicatrização tanto interna como externa.
Depois de ouvir que carambola estava matando algumas pessoas com problemas renais.
Acho que as pessoas que ja tem problemas de alergia ao latex provavelmente são avisadas pelos seus médicos a evitarem não só o mamão como outras futas.
Vou pesquisar um poukinho mais e voltarei a postar inclusive sobre outras frutas.
Obrigada por me lembrar que não é só postar mas tambem explicar o porque.
beijos